Thiago da Olatua com shaper Zampol

Olatua e Zampol Surfboards

A Olatua possui uma sólida parceria com a Zampol Surfboards. Nossa equipe tem um relacionamento direto há mais de 15 anos com o shaper Sylvio Zampol. Além do contato diário, visitamos a fábrica regularmente para conferir de perto a produção das nossas pranchas. Desta forma, temos cada vez mais a certeza e confiança no trabalho desenvolvido pela Zampol. Por isso, queremos dividir com os nossos clientes um pouco da história deste shaper.

Shaper Sylvio Zampol


O santista Sylvio Zampol começou a sua historia como shaper em 1977, mas foi só em 1981 que passou a produzir pranchas em escala industrial. Em 1990, ele inicia a parceria com o Zeca, que também trabalhava no mercado de pranchas a frente da empresa Overreef, especializada no processo de laminação de pranchas. São 38 anos de conhecimento e experiência na produção de pranchas de surf e 34 anos produzindo pranchas profissionalmente para atletas profissionais e amadores através da sua marca própria chamada Zampol.

Zampol shapeando

Zampol e DHD - 15 anos de uma sólida parceria 

Foi durante uma viagem para a Austrália em 1999, que o shaper Sylvio Zampol fez o seu primeiro contato com a marca de pranchas DHD, durante um intercâmbio na fábrica australiana. A partir de então, começam as negociações com o shaper Darren Handley, um dos profissionais de maior expressividade no mercado mundial, para trazer sua marca para o Brasil. Fato que se concretiza em 2001 e consolida uma parceria pioneira e de muito sucesso entre uma fábrica de pranchas brasileira e uma estrangeira. A Zampol Surfboards é a licenciada da marca com exclusividade no país e responsável pela fabricação e venda das pranchas de surf DHD.

Zampol com uma prancha da DHD surfboards

Chegada da LSD Surfboards

Em 2014, o shaper Sylvio Zampol trouxe para o Brasil mais uma marca australiana - a LSD Surfboards, do shaper Luke Short, que se destacou muito rapidamente por ser o responsável pelas pranchas do surfista Julian Wilson desde a época em que ele era apenas um grommet e grande promessa até se destacar mundialmente. O Zampol conheceu o incrível trabalho do Luke em um dos seus intercâmbios para a Austrália e se interessou muito pelo seu talento.  A marca de pranchas LSD foi fundada na costa leste australiana no ano de 2000. A marca representa uma nova geração de shapers australianos que está aproveitando as novas tecnologias disponíveis no mercado sem ter medo de pensar fora do quadrado. Surfista desde criança, Luke testa pessoalmente suas pranchas com nível de alta performance.

O time da LSD conta com surfistas como Matt Banting, Thiago Camarão e Claudia Gonçalves.

Zampol com uma prancha da LSD surfboards 
 


A Fábrica

Neste ano de 2015, a fábrica passou por uma grande reforma e hoje conta com uma  moderna e completa estrutura para fabricação das pranchas de surf das marca Zampol e das australianas DHD e LSD. O objetivo é sempre aprimorar o processo de produção para melhor atender seus clientes.

Fábrica Zampol Surfboards Membro da equipe de produção da Zampol Surfboards trabalhando Sala de laminação da Zampol Surfboards

A Zampol Surfboards conta com a aliança de empresas parceiras, especializadas em determinados processos na produção das pranchas de surf, que atuam in loco, ou seja, dentro da estrutura da Fábrica.

- SURFORM: Usinagem dos blocos

As pranchas são projetadas no Shape 3D, software específico para o desenho dos modelos. Na fase inicial de produção, os modelos são usinados no que há de melhor em tecnologia CNC para usinagem de pranchas, nas máquinas da SURFORM, empresa parceira e especializada na prestação de serviços de usinagem de vários tipos de prancha, fornecendo este serviço inclusive para vários fabricantes.

Máquina Surform Máquina Surform da Zampol Surfboards usinando o bloco Prancha da surfista Claudinha Gonçalves usinada no shape 3D

- OVERREEF glassing: laminação

A laminação das pranchas são feitas pela OVERREEF glassing que atua dentro da estrutura da fábrica e é gerenciada pelo Zeca, sócio da Zampol Surfboards. Com vários anos de experiência no mercado de laminação de pranchas, a Overreef já fechou parceria com vários shapers de expressão do cenário nacional e internacional. A qualidade da laminação oferecida pela Overreef é assegurada pela associação da matéria prima utilizada com a equipe de profissionais do ramo, que se mantém a mesma por vários anos.

Laminação das pranchas na Zampol Surfboards Pranchas DHD produzidas na Zampol Surfboards